Coordenador : Róberson Sakabe
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388108.2199.159396.13022023
Departamento/Setor: MZO
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Programa
Publico Alvo : Este Programa de Extensão visa atender o maior número de produtores rurais e funcionários que trabalham na área de piscicultura, seja de peixes de engorda ou ornamentais buscando o desenvolvimento deste segmento no estado do Rio de Janeiro. Também trabalha com a comunidade de aquariofilistas e hobbistas buscando a difusão de tecnologia sobre aquarismo, bem estar animal e impacto ambiental. Acadêmicos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e/ou Engenharia Agrícola e Ambiental, pós-graduandos e demais profissionais da área também estão envolvidos no projeto (docentes, pesquisadores e técnicos).
Local de atuação: O Programa de Extensão é realizado nas propriedades rurais do estado do Rio de Janeiro que trabalham com a área de piscicultura de corte e ornamentais, nos estabelecimentos que comercializam estes organismos e também com o mercado consumidor e aquariofilistas. No Laboratório de Aquicultura e Pesca (LAP) da Faculdade de Veterinária da UFF, estão centralizadas todas as informações catalogadas e análises propostas no projeto. Algumas análises podem ser realizadas em outros laboratórios da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense ou no Centro de Aquicultura da Unesp, no campus de Jaboticabal (SP). As plataformas digitais e também canais de comunicação por meio das redes sociais e e-mails muito utilizadas no trabalho remoto devido a pandemia, continuarão a serem empregadas para agendar e atender as necessidades daqueles que compõem a Cadeia Produtiva do Pescado.
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Promover a caracterização das pisciculturas e estabelecimentos comerciais do estado do Rio de Janeiro (RJ), através de questionário oferecido aos proprietários, funcionários, técnicos dentre outros, e implementar um programa de assistência técnica aos piscicultores de corte e ornamentais, lojas, mercado consumidor e aquariofilista, buscando garantir o desenvolvimento sustentável desta importante atividade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Fazer o levantamento das principais espécies de peixes de engorda e ornamentais produzidas e comercializadas no estado do Rio de Janeiro (RJ). - Realizar o levantamento das principais informações relacionadas ao manejo produtivo, nutricional e sanitário das pisciculturas e estabelecimento do estado. - Promover o programa de assistência técnica propriedades aquícolas cadastradas e ampliação em outras áreas do estado. - Identificar os pontos críticos desta atividade para minimizar os problemas relacionados a produção destes animais e implementar a adoção das boas práticas de manejo nestas propriedades. - Promover dia de campo, treinamento e capacitação aos produtores, funcionários, técnicos, extensionistas, alunos e aquariofilistas, ligados a este segmento aquícola. - Produzir novos materiais técnicos, por meio de cartilhas, folderes, apostilas para serem compartilhadas e distribuídas a comunidade alvo em eventos organizados pela nossa equipe. - Atualizar e abastecer de forma continua as nossas redes sociais do Laboratório de Aquicultura e Pesca (LAP/ UFF), com informações relevantes desta Cadeia Produtiva, além de atender aqueles que nos procuram através dos nossos canais digitais de comunicação. - Capacitar nossos alunos bolsistas e voluntários do Laboratório na perspectiva de ajudá-los a conhecer esta área, através de revisão de literatura, discussão em grupo e participação em eventos correlacionados. - Trabalhar a comunicação, postura profissional, organização de eventos e estimular a participar de outros cursos técnico-científicos e grupos de estudos, buscando contribuir de forma significativa na sua formação acadêmica e profissional dos nossos alunos.
Resumo
Com o objetivo de promover o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Pescado no estado do Rio de Janeiro, este Programa de Extensão visa traçar um panorama geral desta atividade por meio de visita e entrevista, além de realizar análises macro e microscópicas das principais espécies de peixes. Um levantamento dos principais estabelecimentos voltados ao pescado para avaliação de questionamentos importantes inerentes a sua produção e comercialização. vêm sendo levantadas que incluem: principais espécies de peixes ornamentais e de corte, manejo adotado na produção, doenças comumente acometidas, formas de tratamentos utilizados para combater estas enfermidades, além de identificar os pontos críticos de produção, aquisição, manutenção e comercialização destes animais e buscar soluções e aplicações práticas necessárias para o desenvolvimento sustentável deste segmento aquícola. Coletas de peixes sadios e moribundos destes estabelecimentos para a avaliação do seu estado sanitário vêm sendo proposto. Estes animais adquiridos serão encaminhados ao Laboratório de Aquicultura e Pesca (LAP/UFF) da Faculdade de Veterinária para a realização de avaliações macro e microscópicas, por meio das análises parasitológica, hematológica, microbiológica e histológica, quando houver necessidade. Além disso, trabalho com a população buscando a orientação e a conscientização quanto ao bem estar destes animais, questões ambientais e alimento seguro, que envolvem este segmento. Assim a partir dos resultados obtidos, será realizada um ciclo de palestras e confecção de cartilhas e folders promovendo a difusão de tecnologia para o público alvo, além de buscar o desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas interessados na área de aquicultura através deste Programa de Extensão